Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ENQUETE
Para ser Cristão! devo ser Membrado numa Igreja?
SIM
NÃO
NÃO SEI SOBRE O ASSUNTO!
Ver Resultados

Rating: 2.8/5 (325 votos)




ONLINE
4




Partilhe esta Página



 

 

               

 https://files.comunidades.net/ieadmfg/hands8.gif

Pastor-Presidente:

Adilson Carmo Faustino

e sua esposa Miss. Meyre

 

 https://img.comunidades.net/iea/ieadmfg/WIN_20151220_13_36_02_Pro.jpg

https://files.comunidades.net/ieadmfg/images_30.jpg

https://files.comunidades.net/ieadmfg/images_29.jpg

 9 Anos

De Conquistas e Vitórias!

13 de Março de 2016 Nono aniversario

do ministério!

 

A Igreja da Família e da Verdade

 

 

 

 

 "Jesus! Acima de Tudo!!"


LIÇÕES DE ESTUDOS "CONHECENDO A VERDADE"
LIÇÕES DE ESTUDOS "CONHECENDO A VERDADE"

 

 

 

 

 Vaticano, "praça de São Pedro"

 

Iniciaremos esta lição falando um resumo histórico do Catolicismo Romano. Estudaremos sobre a pessoa do apóstolo Pedro no contexto da teologia católica, estudaremos a incoerente e anti-bíblica doutrina do Purgatório e entre outros assuntos que nortenhão essa religião Romanista.

Esboço da lição:

1.Resumo Histórico

2.A Paganização da Igreja Católica Romana

3.É Pedro o Fundamento da Igreja?

4.Oprimado de Pedro

5.O Purgatório

                                                      1. Resumo Histórico 

A Igreja Católica menciona o ano 33 depois de Cristo, como a data da sua fundação. Isto vem do fato de que toda ramificação do Cristianismo costuma ligar sua origem à Igreja fundada por Jesus Cristo. Porém, quanto ao desenvolvimento de sua organização eclesiástica e doutrina, que a faz deferente da Igreja Cristã primitiva, é muito difícil fixar com exatidão a data de sua fundadção, porque seu afastamento das doutrinas bíblicas deu-se aos poucos e não de uma vez.

a) Começo da degeneração:

Durante os primeiros três séculos da era cristã, a perseguição à Igreja verdadeira ajudou a manter a sua pureza, preservando-a de líderes maus e ambiciosos.  Nessa época, ser cristão significava um grande desafio, e aqueles que fielmente seguiam a Cristo sabiam que tinham as suas cabeças a pémio, pois eram rejeitados e perseguidos pelos poderosos imperadores. Só os realmente salvos se dispunham a pagar esse preço.

Graças à tenacidade e coragem dos pais da Igreja e dos apologistas cristãos, o combate da Igreja às heresias que surgiram nessa época, resultou numa expressão mais clara da teologia cristã. quando os imperadores propuseram-se a exterminar a Igreja Cristã, só os que estavam dispostos a renunciar o paganismo e a sofrer o martírio declaravam sua fé em Deus.

Logo Contantino ascendeu ao posto de imperador Romano. isso parecia ser o triunfo final do Cristianismo, mas, na verdade isso produziu resultados desastrosos dentro da Igreja. Em 312 à 313, Constantino apoiou o Cristianismo e o fez a religião oficial do Império Romano. Proclamando a si mesmo benfeitor do Cristianismo, achou-se no direito de convocar um Concílio, em Nicéia, para resolver determinados problemas gerados por diferentes segmentos da Igreja. Nesse Concílio foi estabelecido o chamado Credo dos Apostolos.

b) Causas da decadência da Igreja:

A decadência doutrinaria, moral e espiritual da Igreja, começou quando milhares de pessoas foram batizadas e recebidas como membros , sem terem experimentados a real conversão bíblica. Verdadeiros pagãos que eram, introduzidos no seio da Igreja trazendo consigo os seus deuses, que segundo eles eram o mesmo Deus que os cristãos adoravam.   

Nesse tempo, homens ambiciosos e sem o temor  de Deus, começaram a buscar cargos na Igreja como meio de obter influência social e político, ou para gozar dos privilégios e do sustento que o Estado Imperial conferia ao clero. Desta forma, o formalismo religioso e as crenças pagãs  iam-se infiltrando cada vez mais na Igreja até o nóivel de sua paganização, o que é mostrado no texto a seguir desta lição.

c) Raízes do papado e da Mariolatria:

 Desde o ano 200 antes de Cristo até o ano 376 da nossa era, os Imperadores romanos haviam ocupado o posto e o título de Sumo Pontífice da Ordem Babilônica. Depois que o Imperador Graciano se negara a liderar essa religião não-cristã, Dâmaso, o bispo da Igreja em Roma foi nomeado para esse cargo no ano 378 d.c. Uniram-se assim numa só pessoa todas as funções de um Sumo Sacerdote apostata com os poderes dum bispo cristão.

Imeditamente depois deste acomtecimento começou na Igreja de Roma a adoração a Maria como a "Rainha do Céu!" (veja em Jeremias 7:18) e a Mãe de Deus. Daí procedeu todos os absurdos romanistas quanto à pessoa de Maria mãe de Jesus.

Enquanto se desenvolvia a adoração a Maria, os cultos da Igreja perdiam cada vez mais os elementos espirituais e abandonava-se a dependência da graça de Deus. Formas pagãs, com ênfase sobre o mistério e a magia, influenciaram a Igreja. O sacerdote, o altar, a missa e as imagens de escultura assuniram papel de preponderância no culto. A autoridade era centralizada numa Igreja dita infalível, e não na vontade de Deus conforme expressada pela sua palavra. 

d) O cisma entre o Ocidente e o Oriente:

O cisma religioso entre o Ocidente e o Oriente, logo se tornou evidente. o rompimento final aconteceu em 1054, com a Igreja Ocidental (Romana, sediada em Roma) e a Igreja Oriental (Ortodoxa, sediada em Constantinopla, hoje Istambul). A Igreja Oriental guardou a primazia sobre os patriarcados de Jerusalém, Antioquia e Alexandria.

desde aí, a Igreja nitidamente desviada dos princípios ensinados no Evangelho do Senhor Jesus Cristo, esteve como um barco, a deriva, sem saber onde Angorar, ate que veio a Reforma Protestante, liderada por Martinho Lutero. Foi mais um cisma na já combaliada Igreja Romana. que vivia à margem do Evangelho, de Cristo, passou logo a perseguir esse monge alemã que denunciando a paganização da Igreja, fez de Romanos 1:17 a sua bandeira: "O justo viverá por fé".

 

Perguntas e exercícios:

1. Assinale com X as alternativas corretas

a) A igreja Católica da como època da sua fundação, o ano..

___a. 70 d.c.

___b. 330 d.c.

___c. 33. d.c.

___d. 40 d.c.

b) Durante os primeiros três séculos da Era Cristã, a manutenção da pureza da Igreja deveu-se em parte...

___a. à sua prosperidade financeira

___b. à morte dos Pais da Igreja

___c. à perseguição que ela sofreu

___d. Todas as alternativas estão corretas.

c) Graças à tenacidade e coragem dos Pais da Igreja, e dos famosos apologistas cristãos, o combate da Igreja às heresias que  surgiram nos primeiros três sèculos da Igreja, resultou...

___a. na degeneração da doutrina cristã

___b. numa expressão mais clara da doutrina cristã

___c. no fortalecimento das heresias

___d. nenhuma das respostas está correta. 

2. Marque C para certo e E para errado:

___a. Durante os primeiros três séculos da era cristã, ser cristão significava un grande desafio.

___b. A ascensão de Constantino ao posto de Imperador Romano, produziu resultados desastrosos dentro da Igreja.

___c. No ano 312 ou 313, Constantino combateu o Cristianismo reduzindo-o a cinzas.

___d. A decadência doutrinaria, moral e espiritual da Igreja , começou quando milhares de pessoas foram batizadas e recebidas como membros da mesma, sem que tivessem experimentado a genuína conversão bíblica.

___c. Um dos pontos mais negativos dessa época estudada neste texto, foi o lançamento das raízes do papado e o começo da adoração a Maria, como a "Rainha do Céu" e a Mãe de Deus.

 

2. A paganização da Igreja Romana

Este texto tratará do processo de paganização da Igreja Católica Romana desde que começou a se desviar da simplicidade apostólica vista no Novo Testamento, até aos nossos dias.

Século I-II, Ano 33-196 = Nesse período da Historia, aIgreja não aceita nenhuma doutrina antibíblica.

Séc. II, Ano 197 = Zeferino, bispo de Roma, começa um movimento herético contra a divindade de Cristo.

Séc. III, Ano 217 = Calixto se torna bisbo de Roma,  pondo-se à frente da propaganda herética e levando a Igreja de Roma para mais longe do caminho de Cristo.

Séc. III, Ano 270 = Origem da vida monástica no Egito, por Santo Antonio.

Séc. IV, Ano 370 = Culto dos Santos professado por Basílio de Cesaréia e Gregório Nazianzeno. Primeiros indícios do turíbulo, paramentos e altares nas Igrejas; usos esses introduzidos pela influência dos pagãos que ingressavam na Igreja.

Séc. IV, Ano 400 = Oração pelos mortos e sinal da cruz feito no ar.

Séc. V, Ano 431 = Maria é proclamada "Mãe de Deus".

Séc. VI, Ano 593 = a doutrina do purgatório começa a ser ensinada.

Séc. VI, Ano 600 = O latim passa a ser usado como língua oficial nas celebrações litúrgicas. 

Séc. VII, Ano 608 = Começo do papado. 

Séc. VII, Ano 609 = O culto à Virgem Maria e a invocação de mortos são definitivamente estabelecidos por lei na Igreja.

Séc. VIII, Ano 758 = Confissão auricular é introduzida na Igreja por religiosos do Oriente.

Séc. VIII, Ano 787 = Início do culto das imagens e das relíquias.

Séc. IX, Ano 819 = A festa da Assunção de Maria é observada pela primeira vez.

Séc. IX, Ano 880 = Canonização dos santos.

Séc. X, Ano 998 = Estabelecido o Dia de Finados. 

Séc. X, Ano 998 = Início da observação da quaresma.

Séc. X, Ano 1000 = Estabelecido o cãnon da missa.

Séc. XI, Ano 1074 = Proibe-se o casamento dos sacerdotes.

Séc. XI, Ano 1075 = Os sacerdotes casados devem divorciar-se compulsoriamente de suas respectivas esposas.

Séc. XI, Ano 1095 = Indulgências plenárias.

Séc. XI, Ano 1100 = Introduz-se na Igreja o pagamento  da missa e culto aos anjos.

Séc. XII, Ano 1115 = A confissão é transformada em artigo de fé.

Séc. XII, Ano 1125 = Entre os cônegos de Lião aparecem as primeiras  ideias da imaculada conceição de Maria.

Séc. XII, Ano 1160 = Estabelecidos os sete sacramentos.

Séc. XII, Ano 1186 = O Concílio de Verona estabelece a Santa Inquisição.

Séc. XII, Ano 1190 = Venda de indulgências.

Séc. XII, Ano 1200 = Uso do rosário, por São Domingos, chefe da inquisição.

Séc. XIII, Ano 1215 = A transubstanciação é transformada em artigo de fé. (transubstanciação é a heresia que afirma que a hóstia e o vinho se transformam no corpo real de Cristo).

Séc. XIII, Ano 1220 = Adoração da hóstia.

Séc. XIII, Ano 1226 = Introduz-se a elevação da hóstia.

Séc. XIII, Ano 1229 = Proibe-se aos leigos a leitura da bíblia.

Séc. XIII, Ano 1264 = Festa do Sagrado Coração

Séc. XIV, Ano 1303 = A Igreja Católica Apostólica Romana é proclamada como sendo a única Igreja verdadeira, e somente  nela o homem pode encontrar a salvação.

Séc. XIV, Ano 1311 = Procissão do Santíssimo Sacramento e a oração da Ave- Maria.

Séc. XV, Ano 1414 = Definição da comunhão só com um elemento, a hóstia. O uso do cálice fica restrito ao sacerdote.

Séc. XV, Ano 1415 = declaração de que somente os sacerdotes podem celebrar missas

Séc. XV, Ano 1439 = Os sete sacramentos e a adoutrina do purgatório são transformados em artigo de fé.

Séc. XVI, Ano 1546 = Conferida à tradição da Igreja, autoridade igual à da bíblia. 

Séc. XVI, Ano 1562 = Declara-se que a missa é oferta propiciatória e confirma-se o culto aos santos.

Séc. XVI, Ano 1573 = É estabelecida a canonicidade dos livros apócrifos.

Séc. XIX, Ano 1854 = Definição do dogma da imaculada Conceição de Maria.

Séc. XIX, Ano 1864 = Declaração da autoridade temporal do papa.

Séc. XIX, Ano 1870= Declaração da infalibilidade papal.

Séc. XX, Ano 1950 = A assunção de Maria é transformada em artigo de fé.

**************************************************************************O aluno há de observar que este texto acima inclui algumas datas que são apenas aproximadas, pois muitas e muitas vezes, as doutrinas eram discutidas, algumas durante séculos, antes de serem modificadas, aprovadas, e por fim, promulgadas como artigo de fé, ou dogma. Um exemplo disto é a doutrina do Purgatório, introduzido na Igreja em 593, mas só declarado artigo de fé no ano de 1439 da nossa era. 

 

Perguntas e exercícios:

 I . Assinale com X as alternativas corretas:

a. Do ano 33 ao ano 196

____a. a adoração de Maria foi transformada em artigo de fé.

____b. a Igreja não aceitou nenhuma doutrina antibíblica.

____c. Pedro foi papa em Roma.

____d. Nenhuma das alternativas é correta.

 II. Um dogma que não faz parte da Igreja Católica Romana:

____a. A doutrina do purgatório.

____b. A guarda do sábado.

____c. a canonização dos santos.

____d. a festa da assunção de Maria.

 

III. Assinale a coluna A de acordo com a coluna B:

Coluna A                                                                                            Coluna B

___1. Origem da vida monástica no Egito,                               A. Ano 880

por Santo Antonio.

___2. Oração pelos mortos e sinal da cruz                               B. Ano 1160

feito no ar.

___3.  Maria é proclamada Mãe de Deus.                                  C. Ano 431

___4. Começo do papado.                                                            D. Ano 400

___5. Canonização dos santos.                                                   E. Ano 1870

___6. Estabelecidos os sete sacramentos.                               F. Ano 608

___7. Declaração da infalibilidade papal.                                   G. Ano 270

 

3. É pedro o fundamento da Igrteja?

A Igreja Católica Romana considera o apóstolo São Pedro, a pedra fundamental sobre a qual Cristo edificou a sua Igreja; e para fundamentar esse ensino, apela, primeiramente, para Mateus 16:16-19; fazendo o mal uso da interpretação bíblica; vejamos:

"Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.

Então Jesus lhe afirmou: Bem aventurado es Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue quem o revelou, mas meu Pai que esta nos céus.

Também eu te digo que tu es Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

Dar-te-ei as chaves do reino dos céus: o que ligares na terrra, terá sido ligado nos céus, e o que desligares na terra , terá sido desligado nos céus."

Desta passagem, a Igreja Católica Romana deriva o seguinte raciocínio: "Pedro é a rocha a qual a Igreja está edificada."

A Pedro foi dado o poder das chaves, portanto, só ele pode abrir a porta do reino dos céus.

Pedro tornou-se o primeiro bispo de Roma.

Toda autoridade foi conferida a Pedro, até nossos dias, atraves da linhagem de bispos e de papas, todos vigários de Cristo na terra.

Uma interpretação absurda:

Partindo desse